Visit InfoServe for Blogger backgrounds.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Detetive Lupinhas no JI/EB1 de Tojais

O Detetive Lupinhas veio ao JI/EB1 Tojais (sala do 1º ano) procurar ajudantes para colaborarem no projeto "Crescer a Brincar", a observarem o seu próprio comportamento.


Visita do Detetive "Lupinhas" ao JI/EB1 de Tojais

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A Amizade em destaque...

Os presentes que os meninos e meninas portugueses fizeram para os seus amigos da Turquia já chegaram... Espero que tenham gostado... How wonderfull and beautiful!!!!


sábado, 18 de fevereiro de 2012

Bom Carnaval!

O Carnaval em Tojais

Este ano, por causa dos "Heróis da Fruta", os meninos e meninas do Jardim de Infância escolheram ser frutos no Carnaval e os meninos e meninas da EB1 de Tojais escolheram ser Bonecos de Neve por causa da abordagem à história "O Boneco de Neve" de Raymond Briggs.
E, foi ver a criatividade de cada encarregado de educação à prova...
Parabéns a todos!...

O Alfa "Pirata"

Atividade do Jardim de Infância em conjunto com o 1º ano - realização da fantasia do Alfa - escolha unânime entre os dois grupos - O Pirata.


ALFA

Dia dos Amigos (14 de Fevereiro)

Neste dia dos amigos houve partilha de presentes e alegria; realização do bolo dos amigos - uma receita com fruta (contribuição da mãe do José). Parabéns à AMIZADE...

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

"Heróis da Fruta" em projeto...

O projeto «Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável» é uma iniciativa de intervenção escolar de âmbito nacional, cujo objetivo é que as crianças aprendam a valorizar a importância de consumir fruta diariamente e que adotem definitivamente esse hábito alimentar, e a que o Jardim de Infância de Tojais aderiu «Um projeto estruturado para educar as crianças do presente para um futuro mais saudável». O projeto de intervenção é de 6 semanas mas não quer dizer que o propósito a que se destina não continue, ou seja, que as crianças consumam fruta regularmente. Todas as frutas são ricas em: - Hidratos de carbono que auxiliam no fornecimento de energia para os músculos e para o cérebro; - Fibras alimentares que ajudam a regular o sistema digestivo, atribuem uma maior sensação de saciedade e reduzem o colesterol; - Água que transporta as vitaminas e os minerais no organismo, e ajuda a eliminar as toxinas. No culminar do projeto fez-se a gravação de uma canção construida pelas crianças e educadora e uma ajudinha da Professora de Música Andreia e a entrega dos diplomas aos verdadeiros «Heróis da Fruta»



As três turmas vencedoras da actividade "Hino da Fruta" e a turma vencedora da actividade "Heróis da Fruta Solidários" vão receber uma intervenção lúdico-pedagógica na sua escola intitulada «O Dia dos Heróis da Fruta na Escola»: uma grande festa promovida pela APCOI que levará aulas de culinária saudável, rastreios nutricionais, actividades desportivas, animadores sócio-culturais e diversas mascotes infantis ao recinto escolar para celebrar a importância da fruta na alimentação diária das crianças.


Todos os professores e educadores que coordenarem a participação de pelo menos uma turma, terão direito a frequentar gratuitamente um workshop de “Comportamento, Alimentação Infantil e Diagnóstico de Situações de Risco” promovido pela APCOI a realizar entre Março e Julho de 2012, em data e local a confirmar

VOTEM NO NOSSO HINO EM: http://www.heroisdafruta.com

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A amizade em destaque...

Tendo por base o nosso projeto Comenius "Lullabies, universal language of love", uma das atividades propostas pela equipa portuguesa foi vivenciar o dia da amizade, assim coube ao Jardim de Infância de Tojais presentear os meninos e meninas da colega Turca Yasemin e, em conversa com as meninas resolvemos fazer o "bichinho do amor/amizade" e na conversa com os meninos fazer um colar para as meninas, festejando a amizade entre os parceiros. Estes presentes serão também os presentes trocados no dia 14 de Fevereiro entre meninas e meninos do Jardim de Infância de Tojais, no dia da AMIZADE.


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Pintarolas no JI Tojais

O Palhaço PINTAROLAS veio visitar os meninos e meninas e introduzir o Carnaval presenteando-os com alguns adereços para se fantasiarem...

Crescer a Brincar (continuação)



Na passada 6ª feira fizemos mais uma sessão de articulação curricular com o 1º ano do 1º Ciclo e estabelecemos as regras em conjunto assumindo um contrato de comportamentos adequados a ter na sala de trabalho e dentro da própria escola.